quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A Física Quântica e o Espiritismo.

O Físico Amit Goswami escreveu um livro onde defende a reencarnação o livro é: A Física da Alma a Física quântica vem pouco a pouco dando novas provas que demonstra que, às revelações que os espíritos fizeram a Kardec no Livro dos Espíritos são conhecimentos de vanguarda.
Acompanhe as descobertas da Física e sua comparação com, as respostas que estão impressas no Livro dos espíritos desde 18 de abril de 1857(primeira edição).
A mecânica quântica usa o acaso quântico para chegar a leis determinísticas, mas a influência da mente humana como co-participante do experimento, e não como mero observador, gera um grande fator complicador nas experiências. Até que ponto nós temos o poder de influenciar os eventos quânticos? E quando não influenciamos, quem ou o que influencia?

Questão 23 - Que é o Espírito?
R:- "O princípio inteligente do Universo".
a) - Qual a natureza íntima do Espírito?
R: - "Não é fácil analisar o Espírito com a vossa linguagem. Para vós, ele nada é por não ser palpável. Para nós, entretanto, é alguma coisa.
"Tanto é assim, que os físicos teóricos postulam a existência de uma "partícula", que seria a partícula "fundamental", que ainda não foi encontrada, mas a qual o Premio Nobel da física, Leon Lederman, denomina como a "partícula divina". Partícula essa decisiva, pois é ela que determina a massa das restantes, bem como a coesão dada pela gravidade dos 90% do universo ainda desconhecido.

30 - A matéria é formada de um só ou de muitos elementos?
R: "De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, são transformações da matéria primitiva. (supercordas)

79. Visto que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material?
R: "Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material" A época e o modo dessa formação pé que são desconhecidas.
A Teoria quântica das Supercordas.
Vem de encontro à existência de uma "partícula divina consciência" no final da escala das partículas subatômicas, é a teoria das supercordas. Essa teoria foi melhorada e é defendida por um dos físicos teóricos mais respeitados da atualidade Edward Witten, professor do Institute for Advanced Study em Princeton, EUA.
De maneira bastante simples e resumida, a teoria das supercordas postula que os quarks, mais ínfima partícula subatômica conhecida até o momento, estariam ligados entre si por "supercordas" que, de acordo com sua vibração, dariam a "tonalidade" específica ao núcleo atômico a que pertencem, dando assim as qualidades físico-químicas da partícula em questão.
Querer imaginá-las é como tentar conceber um ponto matemático: é impossível, por enquanto. Além disso, são inimaginavelmente pequenas. Para termos uma idéia: o planeta Terra é dez a vinte ordens grandeza menor do que o universo, e o núcleo atômico é dez a vinte ordens de grandeza menor do que a Terra. Pois bem, uma supercorda é dez a vinte ordens menores do que o núcleo atômico.
O que diz o Livro dos Espíritos

Questão 64. Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do Universo. O princípio vital será um terceiro?
"É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do Universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada. É, para vós, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um só princípio."
Mas, vamos deixar claro que os Físicos e muito menos a Física quântica, não esta interessada em provar que a Doutrina Espírita esta certa ou errada, a Física apenas busca resposta para suas pesquisas.
O que estou fazendo é um paralelo, entre o que, a Física esta descobrindo, com o que os espíritos já tinham revelado a Kardec, a fim que os Espíritas e também os não Espíritas percebam que o Livro dos Espíritos não é apenas um repositório de informações a serviço da Didática Espírita.
Na verdade o que a Física quântica vem revelar, os espíritas por todo o mundo já tinha conhecimento, não estou desmerecendo a Física, pois Kardec em A Gênese item 16 afirma: O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao espiritismo sem a Ciência faltaria apoio e comprovação.
Mas para não sobrecarregar você de informações e dar tempo para digerir estas que você acabou de ler vou finalizar com um resumo da entrevista (para a TVE) do Físico nuclear indiano AMIT GOSWAMI.
Considerado um importante cientista da atualidade ele tem instigado os meios acadêmicos com sua busca de uma ponte entre a ciência e a espiritualidade.
Amit Goswami vive nos Estados Unidos. É PHD em física quântica e professor titular de física da Universidade de Oregon.

Resposta a respeito da Reencarnação
A questão da reencarnação, provavelmente, é a pergunta mais radical que pode ser feita. E é impressionante que a Física Quântica nos permita dar uma resposta afirmativa. Eu mesmo fiquei tão surpreso quanto qualquer um, com isto. No início, quando me perguntavam isso, eu me recusava a discutir.
Mas então, eu acordei de um sonho, e basicamente, o sonho me dizia eu ouvi isso no sonho: "O Livro Tibetano dos Mortos está certo e seu trabalho é provar".
Após acordar desse sonho, eu passei a encarar reencarnação com seriedade. Basicamente, o problema com a reencarnação é este: o corpo físico morre, e o que resta? Se a consciência é a base do ser, vem a idéia de que o que, resta é a consciência. As pessoas são fundamentalmente incomodadas por perguntas como "o que acontecerá quando eu morrer?". E se a nova Física puder responder essas perguntas, a despeito da importância da Psicologia transpessoal, e da Psicologia junguiana. "Finalmente, a Ciência pode ajudar a entender essa pergunta".
E se pudermos dizer a ela: "Faz sentido fazer essa pergunta, e você pode fazer algo para ajudar você com o que acontecerá após a morte".
Não seria um progresso maravilhoso.
Agora imagine se ele tivesse lido a obra de Kardec? No futuro os pesquisadores ficarão surpresos como o pouco caso que a ciência atual fez do Espiritismo.

Psicologia e Universo Quântico.

Author: Alux.
Leia a introdução do novo livro de Adenáuer Novaes, Psicologia e Universo Quântico. Um livro que trata do Universo como algo que recebe a contribuição da mente humana, sem a qual nada faz sentido. Neste livro o leitor se descobre participante ativo na construção do Universo à sua volta.
Desde que Max Planck publicou, em 1900, as leis sobre a radiação térmica e Niels Bohr afirmou que era impossível usar, num mesmo fenômeno físico, uma descrição no tempo e no espaço das leis de conservação de quantidade de movimento e de energia, o Universo deixou de ser o mesmo. Abriu-se a mente humana para a percepção de possibilidades múltiplas de compreensão da Realidade, exigindo total reestruturação de conceitos. Não adiantaram as tentativas de Albert Einstein de enquadrar ou limitar o Universo conhecido a um princípio único, pois a mente humana queria expandir-se para além dos limites estabelecidos. A lógica mecanicista estava com seus dias contados. A dissidência havida nos primórdios da Física Quântica era apenas uma das inúmeras divergências existentes na Ciência, que está longe de ser uma unanimidade.

Semelhante mudança de paradigma ocorreu décadas antes, em 1857, com o advento do Espiritismo, enquanto conhecimento que afirma as leis que regem os destinos humanos após a morte do corpo físico. Outro mundo se percebia, englobando a realidade material. Espiritismo e Física Quântica são duas grandes revelações científicas que contribuíram para o avanço do Espírito em sua ascensão infinita. Adiante, veremos esses dois conhecimentos com mais detalhes.

Definitivamente, a mente do observador foi inserida nos processos físicos, desagradando interpretações contrárias. Essa inserção não foi forçada nem ocorreu como alternativa de interpretação, mas por imposição do próprio fenômeno. O ser humano passava a se perceber como participante ativo do Universo e não apenas observador passivo do que lhe ocorre. Isso o obrigou a rever sua visão de mundo, de realidade e a sua concepção a respeito de Deus.

O mais neófito dos físicos quânticos sabia que não encontraria a unidade última da matéria, por se tratar de uma abstração, mas que alcançaria seus rastros, passíveis de identificar a natureza das coisas. Os físicos quânticos não imaginaram, porém, que se depararia com outro universo: o fantástico e imprevisível mundo micro atômico. Descobriram um universo dentro de outro, funcionando com princípios inalcançáveis e paradigmas distintos.

Os significativos avanços proporcionados pela Física Quântica não se limitaram ao laser, aos computadores e ao uso, muitas vezes inadequado e inconsequente, da energia nuclear, mas, principalmente, alcançaram uma nova visão de mundo e a quebra de importantes paradigmas clássicos. Teorias novas a respeito da vida, do Universo e da realidade foram surgindo, proporcionando uma grande abertura à mente humana para compreensão de sua origem, de seu destino, bem como de sua complexa estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário